Não fique só, fique sócio    •   
 
 

Notícias

 
 

FECOMBASE realiza em Feira de Santana o II Seminário Jurídico


Com a finalidade de discutir estratégias para combater o retrocesso trabalhista, sindical e previdenciário, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE) realizou neste último sábado, dia 18 de novembro, na cidade de Feira de Santana, o II Seminário Jurídico. O evento contou com a presença do presidente da FECOMBASE, Márcio Luiz Fatel, de dirigentes de sindicatos da categoria profissional do ramo do comércio de diversos munícipios do estado da Bahia, além de assessores jurídicos e funcionários das respectivas entidades de classe presentes.

O encontro, que teve a Mesa composta pelo presidente da federação, Márcio Luiz Fatel, pelo presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana, Délcio Mendes, pelos assessores jurídicos da FECOMBASE, os advogados Crescêncio Santana, Vanusca Santana e Arão José Neto, este último representante da FECOMBASE em Brasília, contribuiu para que os dirigentes sindicais pudessem manifestar o posicionamento de cada entidade quanto ao tema do seminário.

O presidente da federação, Márcio Fatel, que debateu sobre o movimento sindical, abordou a importância vital das entidades na vida dos trabalhadores, além de questionar as ações sindicais. Em seu pronunciamento, Fatel destacou, também, os instrumentos de defesa dos sindicatos para que eles possam exercer suas prerrogativas em serviço e defesa dos trabalhadores. O presidente da FECOMBASE enfatizou a postura que os dirigentes das entidades precisam adotar a partir desse seminário, “O movimento sindical precisa adotar uma postura de enfrentamento e resguardar os direitos dos trabalhadores que estão sob um bombardeio imediato e, a partir desse seminário, tenho certeza de que cada um de nós irá adotar uma nova postura”, relatou.

Para o advogado Arão José Neto com a nova reforma trabalhista os trabalhadores terão uma grande preocupação na vida profissional. Arão reforçou, também, a importância da união das entidades sindicais para lidar com essa nova proposta, “Com essa nova reforma, os trabalhadores terão inúmeros problemas, por isso, é de extrema importância que os sindicatos se organizem para lutarem em prol dos trabalhadores, pois poderá haver um retrocesso trabalhista”, afirmou. Já a advogada Vanusca Santana mostrou preocupação referente à reforma previdenciária. Vanusca enunciou que a reforma é necessária, mas tem uma certa preocupação em alguns tópicos no que se diz respeito à falta de fiscalização do Estado, concessão dos benefícios, dentre outros, concluiu.

Por fim, foi relatada a necessidade de uma nova plataforma que possa dar mais segurança nas cobranças e repasses das contribuições sindicais devidas às entidades de classe, de modo que os valores descontados dos integrantes da categoria profissional e repassados pelas empresas sejam de fato disponibilizados aos seus destinatários e, em consequência, convertidos em investimento na luta pelos interesses da classe.

     
Desenvolvimento
Consir
Sindicato dos Comérciários de Senhor do Bonfim
Rua Visconde do Rio Branco, 229 - Centro - CEP 48970-000 - Senhor do Bonfim / BA
Fone (74) 3541-2805