Não fique só, fique sócio    •   
 
 

Notícias

 
 

Senado aprova PEC do trabalho escravo e texto vai à promulgação
O Senado aprovou nessa terça-feira (27) PEC (proposta de emenda constitucional) que determina a expropriação onde houver trabalho análogo à escravidão no Brasil, com a destinação das terras para a reforma agrária. Depois de 15 anos em tramitação no Legislativo, a PEC segue para a promulgação do Congresso, sem a possibilidade de veto do governo federal.
Fonte: Folha de S. Paulo.

Leia mais

Empregado busca apenas comida
Entrevista com procurador-geral do trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo:
Valor: Qual o conceito de trabalho escravo contemporâneo?
Luís Antônio Camargo de Melo: Ao contrário dos que tentam enganar a opinião pública, a conceituação não é falha e oferece segurança jurídica. Muitos adversários nossos se socorrem de uma linha de argumentação falaciosa no sentido de que o que se combate é uma mera irregularidade trabalhista. Isso não é verdade. Há situações gravíssimas, ofensa aos direitos humanos, a princípios constitucionais que são muito caros ao Brasil.
Fonte: Valor Econômico.

Leia mais

SECSP protesta contra o trabalho escravo na M.Officer
O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou na manhã dessa terça-feira, 27 de maio, uma manifestação contra o trabalho escravo que ocorre nas oficinas de costura da M. Officer. A ação aconteceu em frente ao Shopping Paulista, que abriga uma das lojas da marca. Segundo a fiscalização do Ministério do Trabalho, seis pessoas, todas imigrantes da Bolívia, eram submetidas a condições degradantes e jornadas exaustivas para produzir peças da grife. A fiscalização aconteceu no dia 6 de maio em uma oficina no extremo leste paulista. Todos foram resgatados e libertados da escravidão.
Fonte: SECSP.

Leia mais

Ministério Público investiga fábricas de empresas coreanas
As empresas coreanas Samsung, Hyundai e LG são investigadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por supostas irregularidades - como precarização e excesso de jornada - em escritórios e fábricas em São Paulo, interior paulista e Manaus. As fabricantes de celular ainda respondem por assédio moral. Em Campinas, os procuradores responsáveis pelo interior de SP chegaram a criar, em 2011, um grupo especial, batizado de "Promo" (procedimento promocional), para tentar adaptar as relações trabalhistas das empresas à legislação brasileira, levando em consideração as diferenças culturais e de mercado.
Fonte: Valor Econômico.

Leia mais

TST aprova súmula sobre participação nos lucros
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou 11 súmulas, que vão guiar a Justiça do Trabalho em temas como adicional de periculosidade, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), horas extras e questões processuais. Os entendimentos estão na Resolução nº 194, de 2014. A norma converte em súmula diversas orientações jurisprudenciais (OJs) do tribunal. Apesar de não serem vinculantes - não obrigam as instâncias inferiores a segui-las -, as súmulas têm por objetivo uniformizar a jurisprudência e demonstrar como o TST decide determinados temas.
Fonte: Valor Econômico.

Leia mais

Terceirização será analisada pelo Supremo
Um dos temas que mais afeta as empresas na área trabalhista será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros vão decidir se a terceirização pode ser promovida pelas empresas ou em que situações pode ocorrer no país. O tribunal reconheceu a importância do assunto e concedeu repercussão geral ao tema. Até que seja decidido, os milhares de processos sobre a questão presentes nos tribunais trabalhistas ficarão suspensos.
Fonte: Valor Econômico.

Leia mais

OIT: Melhores condições de trabalho levam a maior crescimento econômico
A redução das vulnerabilidades no mercado de trabalho, o combate à pobreza e os investimentos em empregos de qualidade contribuem para o crescimento econômico sustentável, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no relatório O Mundo do Trabalho 2014: Desenvolvimento com Empregos, divulgado na segunda-feira (26). De acordo com a organização, países em desenvolvimento e as economias emergentes que investiram em trabalho e melhorias nas condições de emprego amorteceram a crise financeira de 2008 e tiveram maior crescimento econômico.
Fonte: Jornal do Trabalho.

Leia mais

TSE enfrenta Congresso e muda número de deputados de 13 Estados
Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu contrariar na noite desta terça-feira (27) decisão do Congresso Nacional e manter uma nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados federais, estaduais e distritais nas eleições de 2014. Com isso, oito Estados (AL, ES, PE, PR, RJ, RS, PB e PI) perdem representatividade na Câmara dos Deputados, enquanto cinco (AM, CE, MG, SC e PA) ganham.
Fonte: Folha de S. Paulo.

Leia mais

Pequenos comércios mantêm viva tradição das tabelinhas da Copa
No posto de gasolina, no restaurante por quilo, no entregador de água ou na videolocadora. A cada Copa, em toda parte, era possível encontrar as tabelas da Copa. Extremamente populares antes da Internet e dos smartphones, era o jeito mais fácil de ter ao alcance da mão os horários dos jogos e as chaves para completar a partir das oitavas de final. Elas ainda não desapareceram, mas a informação disponível em qualquer parte e até as restrições de direitos autorais da FIFA interferem nessa tradição.
Fonte: Uol.

Leia mais

     
Desenvolvimento
Consir
Sindicato dos Comérciários de Senhor do Bonfim
Rua Visconde do Rio Branco, 229 - Centro - CEP 48970-000 - Senhor do Bonfim / BA
Fone (74) 3541-2805