Não fique só, fique sócio    •   
 
 

Notícias

 
 

Presidente reduz oito ministérios e nomeia três novos ministros

Após duas semanas de intensas negociações com ministros e líderes partidários, a presidente Dilma Rousseff anunciou a reforma ministerial. Foram cortadas oito pastas, diferente da redução de dez ministérios prometida pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, no final de agosto. O corte foi reduzido devido a dificuldades de contemplar todos os partidos da base. Durante o anúncio no Palácio do Planalto, Dilma anunciou também o corte de 10% nos salários dos ministros, redução de 3 mil cargos comissionados dentro do governo e de 30 secretarias da Esplanada dos Ministérios.

As secretarias Geral da Presidência, de Relações Institucionais, da Micro e Pequena Empresa e o Gabinete de Segurança Institucional foram unificados na Secretaria de Governo, sob comando de Ricardo Berzoini, que sai do Ministério das Comunicações. As secretarias de Direitos Humanos, Igualdade Racial e de Políticas para Mulheres compõe agora o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, comandado por Nilma Lino, hoje na Igualdade Racial. Pesca fica junto com Agricultura e a Secretaria de Assuntos estratégicos vai para o Planejamento. Já Trabalho passa a fazer parte da Previdência

Trocas

Além da redução, foram feitas diversas trocas entre os titulares. Nas Comunicações, no lugar de Berzoini, fica o deputado André Figueiredo (PDT-CE), líder do partido na Câmara. A legenda perdeu Trabalho, de onde sai Manoel Dias. Com a mudança na Secretaria-Geral, Miguel Rossetto passa para o comando de Trabalho e Previdência.

Fonte: Correio Braziliense.

Leia mais >>

 

Atendimento do INSS volta ao normal, mas perícias atrasam

O atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou ao normal após 85 dias de greve. Os segurados que precisam fazer perícia, porém, encontram dificuldades, pois os médicos peritos mantiveram a paralisação. A categoria está em greve desde o início de setembro.

Segundo o presidente da Associação de Médicos Peritos, Francisco Eduardo, 400 mil perícias em todo o país deixaram de ser feitas desde o início da greve. No estado de São Paulo,  122 mil perícias deixaram de ser feitas: 50% na Grande São Paulo e o restante nas cidades do interior.

O acordo que encerrou a greve prevê aumento salarial de 5,5% em 2016 e de 5% em 2017 e a incorporação da média da gratificação em três parcelas iguais, a partir de 2017.

Fonte: Agência Brasil.

Leia mais >>

 

Confederação Nacional Dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) defende manutenção da SPM

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC vem a público registrar o seu total apoio pela manutenção da Secretaria de Políticas para as Mulheres, diante da possibilidade de unificação de Ministérios no processo de alterações no sistema de gestão do país.

A CNTC exalta o trabalho desenvolvido pela SPM que tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente.

Para a Entidade, a extinção da SPM significará um grande retrocesso no que diz respeito às políticas públicas desenvolvidas em defesa dos direitos das mulheres.

Desde a sua criação em 2003, a SPM vem lutando para a construção de um Brasil mais justo, igualitário e democrático, por meio da valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País.

Para a CNTC, enfrentar a crise significa reconhecer as necessidades da população. Diante de um momento em que vemos aprovadas propostas absolutamente conservadoras e de um sistema político com uma das menores representações de mulheres da América Latina, a extinção da SPM traria perdas irreparáveis para um setor da sociedade que ainda sofre as consequências de um país historicamente desigual.

O status ministerial da SPM foi uma conquista dos movimentos sociais, fruto de lutas históricas, fundamentais para a democracia política e social. Não podemos retroceder na defesa dos direitos das mulheres!

Coordenadoria da Mulher da CNTC

Fonte: CNTC.

Leia mais >>

 

Clipping

- Expectativa do consumidor cai 2,6% em setembro - Leia mais >>

- Inep divulga hoje locais de prova do Enem - Leia mais >>

- IPC-S avança em cinco capitais na passagem de agosto para setembro deste ano - Leia mais >>

 

Notas Legislativas

- Portaria do MTE fixa regras para contratação de Aprendiz - Leia mais >>

- Instalada a Comissão Especial sobre financiamento sindical - Leia mais >>

- Informe Legislativo - 28 de setembro a 01 de outubro de 2015 - Leia mais >>

     
Desenvolvimento
Consir
Sindicato dos Comérciários de Senhor do Bonfim
Rua Visconde do Rio Branco, 229 - Centro - CEP 48970-000 - Senhor do Bonfim / BA
Fone (74) 3541-2805