Não fique só, fique sócio    •   
 
 

Notícias

 
 

Resultados do Brasil ajudam lucro do Carrefour a superar estimativas
Movimento compensou menor rentabilidade na França e na China e permitiu avanço de 2,6% no desempenho operacional do grupo varejista

Resultados do Brasil ajudam lucro do Carrefour
Foto: Dreamstime

PARIS - O Carrefour, segunda maior varejista do mundo, publicou resultados operacionais do primeiro semestre melhores que o esperado nesta sexta-feira, uma vez que mercados robustos no resto da Europa e no Brasil ajudaram a compensar menor rentabilidade na França e na China.

O Carrefour, que está acelerando um investimento multibilionário em suas lojas, também informou aumento no fluxo de caixa livre e uma queda de 670 milhões de euros da dívida líquida, para 6,7 bilhões de euros em 30 de junho.

"O bom desempenho na Europa mostra que a região está agora se tornando um motor de crescimento para o Carrefour", disse o diretor financeiro, Pierre-Jean Sivignon, em teleconferência.

O Carrefour, que tem 73 por cento de suas vendas na Europa, está buscando retomada global ao focar em corte de preços e custos, assim como expansão para lojas de conveniência menores, enquanto também renova sua rede de hipermercados.

A maior varejista da Europa disse que o lucro operacional recorrente do primeiro semestre subiu 2,6 por cento, para 726 milhões de euros em taxas de câmbio constantes, acima da média de estimativas de 711 milhões de euros, segundo pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

A América Latina teve forte desempenho com boa performance na Argentina e no Brasil, onde o Carrefour, diferentemente do rival francês Casino, está se provando resiliente frente à desaceleração econômica, graças a seu foco em alimentos e na melhora de hipermercados.

(Por Dominique Vidalon)                                                                                                 

FONTE: http://www.dci.com.br

 

Extra, do Grupo Pão de Açúcar, reabre hoje 25 lojas reformadas
Por Adriana Mattos

SÃO PAULO – A rede de supermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, reinaugura nesta sextafeira 25 lojas no novo formato de supermercado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. As reformas fazem parte de um plano de reestruturação do modelo, que registrou queda nas vendas no fim do ano passado.

Com essas lojas, a rede informa que soma 49 pontos revitalizados neste ano, sendo 27 supermercados e 22 hipermercados.

Em nota, a companhia afirma que o projeto contempla a definição de “novos modelos de operação das lojas, baseados nas necessidades dos clientes”. “A diretriz do projeto está ancorada em um amplo estudo do consumidor e nas suas expectativas de consumo. Percebemos que há demandas específicas, que podem ser atendidas com modelos diferentes de lojas, além de variações regionais, o que irá permitir ao Extra entregar uma melhor experiência de compra aos nossos clientes”, informa, no texto, Laurent Cadillat, diretor executivo do Extra.

Ainda neste ano, o novo modelo continuará a ser replicado para outras lojas da rede Extra, totalizando “mais de 60 pontos” reformados em 2015. Neste projeto de modernização das lojas — que deve envolver todos os pontos da bandeira —, a rede vai investir cerca de R$ 100 milhões em 2015.

(Adriana Mattos | Valor)

 

Presidente do Carrefour diz que ‘Brasil vai bem’ e crise é política
Por Daniela Fernandes

PARIS - “O Brasil vai bem”, disse hoje, em Paris, Georges Plassat, presidente mundial do Carrefour, na apresentação do balanço semestral do grupo francês. “Não vejo em que a crise atual no Brasil seria um indício muito mais desfavorável do que pudemos constatar na Europa”, afirmou.

“A crise no Brasil é mais de natureza política”, disse o CEO do Carrefour.

Para Plassat, o país ainda precisa investir em infraestrutura, saúde e educação. “São coisas difíceis, mas isso nos leva a ter esperança em relação ao país. Ainda temos muito para fazer no Brasil”, disse o presidente.

Segundo ele, a América do Sul também “vai bem”. No Brasil, as vendas do grupo francês cresceram 12,2% no primeiro semestre e, na Argentina, 27%.

O lucro operacional do Carrefour na América Latina, de 296 milhões de euros, cresceu 20% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período de 2014 (a taxas de câmbio constantes, o aumento foi de 26,3%).

“Estou convencido de que a América do Sul continuará contribuindo sem falhas nas atividades do grupo nos próximos cinco anos”, disse Plassat.

 

Atacadão 

O ritmo de abertura de lojas Atacadão no Brasil vai continuar acelerado, disse Plassat.

O CEO preferiu não dar detalhes sobre o número de novas lojas Atacadão (segmento que mistura atacado e varejo, o ‘atacarejo’) no país.

Plassat ressaltou que a rede de lojas de bairro também está sendo ampliada no Brasil e que a estratégia é de lojas multiformatos (que vão de hipermercados a pequenas lojas de bairro).

“O varejo no Brasil está em fase de modernização. Não é porque estamos presentes há muitos anos no país que a modernização dos modelos de lojas está concluída”, disse Plassat. “Ainda temos muitas coisas para fazer no Brasil”, afirmou o CEO do Carrefour.

 

Raia Drogasil vê espaço para expansão de lojas a partir de 2016
Por Cibelle Bouças

SÃO PAULO – A Raia Drogasil informou, em teleconferência para analistas, que a abertura de 38 lojas no segundo trimestre e fechamento de 5 unidades está mais relacionada a uma gestão dos pontos de venda e que o esforço de expansão orgânica da rede será feita a partir de 2016.

“A companhia neste momento está se preparando para poder acelerar o plano de expansão em 2016. Acredito que, a partir do próximo ano, a expansão de lojas será possível”, afirmou Eugênio de Zagottis, vicepresidente de relações com investidores da Raia Drogasil.

O executivo acrescentou que, tradicionalmente, as redes de drogarias concentram a abertura de lojas no quarto trimestre. Mas, a companhia tem feito esforços para equilibrar o processo de inaugurações ao longo dos trimestres. Ele acrescentou que a empresa tem conseguido melhores condições de aluguel de lojas, em função do cenário macroeconômico mais difícil e o conseqüente fechamento de lojas em outros segmentos do varejo.

A companhia encerrou o segundo trimestre com 1.142 lojas, ante 1.015 no segundo trimestre de 2014. Desse total, 544 lojas são da bandeira Raia e 588 são lojas Drogasil e Farmasil, sendo a maioria Drogasil.

“Quando houver espaço para a expansão, isso terá que ser feito com cuidado. A empresa já acelerou a prospecção de lojas, está com mais contratos do que tinha no ano passado. Agora a empresa vai fazer um trabalho para formar mais gerentes e abrir lojas com qualidade”, acrescentou.

Ainda de acordo com Zagottis, a expansão será concentrada ainda nas redes Raia e Drogasil. Para a rede Farmasil, a companhia ainda avalia que perfil a bandeira terá no futuro, para não competir diretamente com as outras duas bandeiras. “Acredito que a Farmasil vai ajudar na expansão do mercado em regiões periféricas de grandes centros urbanos. Os bolsões periféricos serão atendidos pela Farmasil principalmente na oferta de genéricos”, disse.

O executivo acrescentou, ainda, que não há interesse em novas aquisições no momento. “O preço de oferta de algumas redes não fazem sentido para um grupo como o nosso, que cresce bem organicamente”, afirmou Zagottis.

     
Desenvolvimento
Consir
Sindicato dos Comérciários de Senhor do Bonfim
Rua Visconde do Rio Branco, 229 - Centro - CEP 48970-000 - Senhor do Bonfim / BA
Fone (74) 3541-2805