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Lojas Renner tem alta de 33,5% no lucro do 2º trimestre
Por Sérgio Ruck Bueno

PORTO ALEGRE Arede de Lojas Renner apurou alta de 33,5% no lucro líquido do segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2014, para R$ 158,2 milhões. A expansão foi puxada pelo crescimento de21,9% na receita líquida com venda de mercadorias na mesma base de comparação, para R$ 1,354 bilhão, combinado com a elevação da margem bruta das operações de varejo de 54,2% para 55,3%. A receita operacional líquida total, incluindo produtos financeiros, evoluiu de R$ 1,255 bilhão para R$ 1,536 bilhão.

As vendas em mesmas lojas deram um salto de 14,5%, ante 10% no segundo trimestre do ano passado, apesar docenário de contração da economia e do consumo.

O lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) do segmento de varejo avançou 39,1%, para R$ 272,2 milhões, enquanto o Ebitda total, incluindo produtos financeiros, subiu 31,5%, para R$ 326,2 milhões.

Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Laurence Beltrão Gomes, o desempenho da Renner foi possível graças à correta estratégia de desenvolvimento de coleções, distribuição de produtos e manutenção de estoques ajustados nas lojas, o que reduz a necessidade de remarcações de preços para baixo. Conforme o executivo, as margens também melhoraram nas redes Camicado, de utilidades domésticas, e Youcom, de moda jovem.

As despesas gerais e administrativas somaram R$ 116,7 milhões e representaram 8,6% da receita de venda de mercadorias, ante 8,3% no mesmo período do ano passado principalmente por conta dos gastos com o novo centro de distribuição em São José (SC). Segundo Gomes, o CD começou a operar parcialmente no fim de junho, o que provoca uma “redundância” com o outro centro na cidade vizinha de Palhoça, mas a nova estrutura vai aumentar gradualmente as operações até substituir definitivamente a antiga. A inauguração oficial está prevista para dezembro.

 

Casino diz que o Brasil é principal ativo na América Latina
Por Daniela Fernandes

PARIS - “O Brasil é de longe o principal ativo do Casino na América Latina. Está descartado diminuirmos nosso controle no Grupo Pão de Açúcar”, disse JeanCharles

Naouri, presidente do Casino, após o anúncio da nova organização das atividades do grupo francês na região.

“O Brasil tem perspectivas extraordinárias. Lutamos para ter o controle do GPA e ele é importante para nós”, declarou Naouri a jornalistas.

O Casino anunciou hoje a venda para sua filial colombiana Éxito de 50% de sua holding na França que detém ações com direito de voto do Grupo Pão de Açúcar (cerca de 18,8% do capital), além de 100% da Libertad, subsidiária do grupo na Argentina.

Segundo Naouri, a escolha da filial colombiana Éxito para reunir as atividades do Casino na AL “é por razões técnicas”, ou seja, de ordem jurídica, fiscal e de juros.

“A escolha da Colômbia para liderar essa nova estrutura não tem nada a ver com a situação econômica do Brasil”, afirmou o presidente do grupo francês.

“Nós acreditamos no Brasil mesmo em período de recessão”, ressaltou Naouri após a apresentação do balanço financeiro semestral do grupo.

 

Sinergias

A nova organização das atividades do Casino na América Latina por meio de sua filial colombiana Éxito (que passará a integrar os negócios de Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai) vai gerar sinergias anuais de 145 milhões de euros, afirmou Naouri.

Segundo ele, um terço desse montante deverá vir do crescimento das atividades, um terço será gerado com economias nas compras e o restante virá do compartilhamento dos custos.

“Poderemos criar, por exemplo, centrais de compras comuns”, disse Naouri. “As sinergias não existiam antes porque não havia uma relação de capital entre as filiais”, afirmou o presidente do Casino.

Ele ressalta que a forte experiência de um país em um setor, como as lojas de atacado ou o comércio online, no caso do Brasil, poderá ser aplicada em outros países da região.

Já a Colômbia, diz ele, é mais forte na área de têxteis para hipermercados e de lojas de descontos.

O grupo francês estima que o GPA deverá representar 55% das sinergias estimadas.

Os 145 milhões de euros representam 0,5% do faturamento global na região, de 26,5 bilhões de euros.

Segundo Naouri, o grupo prevê atingir esse montante de sinergia no prazo de três anos, mas 90% devem ser obtidos em 18 meses.

     
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