Não fique só, fique sócio    •   
 
 

Notícias

 
 

CNTC articula reativação da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários

Para reativar a Frente são necessárias 198 assinaturas, um terço dos 594 deputados e senadores

O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, e o diretor-secretário da instituição, Lourival Figueiredo Melo, se reuniram na tarde desta terça-feira, 24 de fevereiro, com o líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo, para convidar o parlamentar a assumir a coordenação e instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores no Comércio e Serviços. André Figueiredo aceitou o convite e será o presidente da nova Frente.

Com a nova legislatura a FPC deverá ser reinstalada e a CNTC aproveitou o momento para expandir a atuação da Frente Parlamentar a todas as categorias de serviços que representa, além dos comerciários. Para reativar a Frente são necessárias as assinaturas de um terço dos 594 deputados e senadores, ou seja, 198 parlamentares.

O deputado agradeceu a confiança e disse que irá iniciar imediatamente o processo de abertura da FPCS. "A Frente representará dentro do Congresso Nacional a maior categoria de trabalhadores do país. A nossa atuação será, prioritariamente, para garantir os direitos desses trabalhadores", afirmou o deputado.

Para o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, a reativação da Frente é o primeiro passo do trabalho da entidade junto a nova composição do Congresso Nacional, mas ainda este ano a iniciativa deverá chegar aos estados para ganhar força junto às bases sindicais.

"Faremos a instalação também em todos os estados, pois a CNTC é o elo entre o trabalhador e o Congresso, e a federações e sindicatos os elos diretos com os trabalhadores e os representantes eleitos em suas regiões. Precisamos atuar de forma sistêmica e orquestrada na busca dos direitos dos trabalhadores", disse Levi.

Fonte: CNTC

>> leia mais

 

Maioria dos brasileiros está pessimista em relação a emprego, mostra pesquisa

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) pelo Instituto Data Popular revela que 75% dos brasileiros acreditam que o ano de 2015 será pior do que 2014 para o país, em termos de emprego. A sondagem foi feita entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro, com 78.222 entrevistados de 259 cidades.
O pessimismo é maior na faixa de 35 anos a 60 anos de idade (em torno de 78%) e predomina nas regiões Sul (81%) e Sudeste (75%), disse o presidente do Data Popular, Renato Meirelles. No Nordeste, a percepção de piora do emprego é mais baixa (68%). Entre os jovens com 16 a 24 anos de idade, há maior otimismo em relação à questão do emprego no país, este ano. O índice atingiu 34%.

Quando indagados sobre a possibilidade de aumento ou redução de impostos durante 2015, 62% dos brasileiros disseram que vão aumentar. "Isso é maior entre os homens (70%) do que entre as mulheres (56%) e também maior na Região Sul (81%)". De novo, o Nordeste se mostra mais otimista, com expectativa de diminuição de impostos para 46% dos consultados.

Fonte: Agência Brasil.

>> leia mais

 

Novos blocos partidários são formados no Senado

Anunciada a formalização no Senado Federal do Bloco Parlamentar de Apoio ao Governo formado pela união do Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O bloco contará com 20 senadores e terá como líder o senador Humberto Costa (PT-PE).

Outra movimentação foi a extinção do Bloco Parlamentar Democracia Participativa que era composto pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Progressista (PP) e Partido Popular Socialista (PPS).

Houve a união do PSB e PPS com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) formando o Bloco Socialismo e Democracia.

O bloco é formado por 9 parlamentares e será liderado pela senadora Lídice da Mata (BA). 

Apenas o PP decidiu não participar de bloco parlamentar.

A importância da formação de blocos parlamentares influenciará na composição das comissões permanentes, contudo não influência na escolha de seus  presidentes pois essa escolha obedece a proporcionalidade partidária de cada partido individualmente.

Fonte:  Sheila T. C. Barbosa - Relações Institucionais da CNTC

>> leia mais

     
Desenvolvimento
Consir
Sindicato dos Comérciários de Senhor do Bonfim
Rua Visconde do Rio Branco, 229 - Centro - CEP 48970-000 - Senhor do Bonfim / BA
Fone (74) 3541-2805